Anais do Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica 2018

Apresentação

O Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Metropolitana de Santos (EPIC-UIMES) é um evento realizado anualmente para proporcionar à comunidade acadêmica um espaço próprio para discussão e divulgação do conhecimento científico, bem como promoção e interação das atividades de pesquisa desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior (IES), criando, assim, um momento exclusivo e privilegiado para discussão e divulgação de sua produção científica e, desta forma, apoiar o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos de graduação e de pós-graduação, do stricto sensu, lato sensu, iniciação científica e dos docentes.

O EPIC-UNIMES tem como objetivos divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes e ex-estudantes de graduação e de pós-graduação da UNIMES e de outras IES nacionais e estrangeiras, bem como contribuir para a formação dos participantes; apoiar, incentivar e divulgar o conhecimento científico na comunidade acadêmica; qualificar o corpo docente e discente de graduação e de pós-graduação, seguindo o processo de formação contínua; e estimular o interesse pela pesquisa em áreas carentes de produção científica.

Podem participar do EPIC-UNIMES, docentes, estudantes e ex-estudantes de graduação e de pós-graduação que estejam, preferencialmente, vinculados a IES e/ou a Grupos de Pesquisa, bolsistas ou não, que tenham desenvolvido trabalhos de pesquisa na UNIMES ou em outras instituições.

Caros alunos e professores,

É com imensa satisfação e carinho que entregamos os Anais do EPIC-UNIMES, Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Metropolitana de Santos 2018.

Muito mais que uma compilação de mais de150 trabalhos científicos, esta publicação reitera o compromisso da UNIMES com o aprimoramento científico de seu corpo docente e discente, consolidando a Iniciação Científica, a Pesquisa, e o Stricto Sensu.

Cada pesquisador que participa desta atividade, inspira a Universidade na busca constante de melhores parâmetros de qualidade, e reitera nossa missão de produzir e socializar o conhecimento por meio de nossas atividades de pesquisa, ensino e extensão, visando a capacitação profissional de excelência, e a formação integral do indivíduo.

Sejam sempre bem-vindos e aproveitem a oportunidade de aprender e conviver.

PROFA. DRA. ELAINE MARCILIO SANTOS
Pró-Reitora Acadêmica

É com enorme satisfação que apresentamos os Anais do Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Metropolitana de Santos, fundamentando com ciência e inovação as pesquisas científicas realizadas nas diferentes áreas do conhecimento, em nível de graduação e pós- graduação.

Saudações acadêmicas,

PROFA. DRA. SANDRA KALIL BUSSADORI
Coordenadora Geral da Pós-Graduação

Prefácio

A Unimes apresenta aqui seu Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica evento que consolida a vocação desta instituição de ensino não apenas na graduação e extensão, como também na geração de novos conhecimentos e tecnologias. Os projetos e trabalhos de iniciação científica e pesquisa desenvolvidos pelos seus estudantes em todas as suas unidades e cursos foram apresentados neste evento. A Unimes vem ampliando de forma continuada a geração de novos cursos de stricto sensu, lato senso e graduação assim como incentivando a iniciação científica a geração e consolidação de novos grupos de pesquisa considerando a pesquisa como uma forte contribuição à Ciência que deve ser divulgada para a comunidade científica gerando constante a troca de informações, o contato com outros pesquisadores, a observação das principais tendências e a atualização do pesquisador com o mundo científico. Os resultados destas pesquisas tornam-se elementos importantes para a construção de novos conhecimentos que serão no futuro agregados e aplicados para melhorar a vida das pessoas. Acreditamos o que o registro destas produções neste 1o.ANAIS do Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIMES , será importante para todos os pesquisadores e colaboradores envolvidos e para a construção do conhecimento científico em todas as áreas. Agradecimentos a toda a comunidade acadêmica pela colaboração e empenho para que este evento pudesse se realizar , a comissão organizadora na pessoa do meu parceiro de trabalho na organização deste evento Prof.Milton Azedo,e em especial à Reitora,Profa. Renata Viegas, a Pró Reitora Acadêmica Profa. Elaine Marcilio e a Coordenadora Geral da Pós Graduação, Profa. Sandra Kalil Bussadori .Bom evento a todos !

Prof. Dr. Camilo Anauate Netto